Pular para o conteúdo principal

Druidas

Imagem relacionada

Druidas


Druidas (no feminino druidesas ou druidisas[1]) eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento e ensino, e de orientações jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir do vocábulo dru-wid-s, formado pela junção de deru (carvalho) e wid(raiz indo-europeia que significa saber). Assim, druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho.[2] O carvalho, nesta acepção, por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.

Druidismo

A visão cristã mostra os druidas como sacerdotes, mas isso na verdade não é comprovado pelos textos clássicos, que os apresentam na qualidade de filósofos (embora presidissem rituais, o que pode soar conflitante). Se levarmos em conta que o druidismo era uma filosofia natural, da terra baseada no animismo, e não uma religião revelada (como o Islamismo ou o Cristianismo), os druidas assumem então o papel de diretores espirituais do ritual, conduzindo a realização dos ritos, e não de mediadores entre os deuses e o homem.
Dois druidas num baixo-relevo encontrado em Autun
Ao contrário da ideia corrente no mundo pós-Iluminismo sobre a linearidade da vida (nascemos, envelhecemos e morremos), no druidismo como entre outras culturas da Antiguidade, a vida é um círculo ou uma espiral. O druidismo procurava buscar o equilíbrio, ligando a vida pessoal à fonte espiritual presente na Natureza, e dessa forma reconhecia oito períodos ao longo do ano sendo quatro solares (masculinos) e quatro lunares (femininos), marcados pelos rituais especiais.[carece de fontes]
A sabedoria druídica era composta de um vasto número de versos aprendidos de cor e conta-se que eram necessários cerca de 20 anos para que se completasse o ciclo de estudos dos aspirantes a druidas. Pode ter havido um centro de ensino druídico na ilha de Anglesey (Ynis Mon, em galês), mas nada se sabe sobre o que era ensinado ali. De sua literatura oral (cânticos filosóficos, fórmulas mágicas e encantamentos) nada restou, sequer em tradução. Mesmo as lendas consideradas druídicas chegaram até nós através do prisma da interpretação cristã, o que torna difícil determinar o seu sentido original.
As tradições que ainda existem do que seriam seus rituais, foram conservadas no meio rural e incluem a observância do Halloween (Samhaim), rituais de colheita, plantas e animais, baseados nos ciclos solar, lunar e outros. Tradições que seriam partilhadas pela cultura de povos vizinhos.
Segundo León Denis[3], o estabelecimento de uma data específica para a comemoração dos mortos é uma iniciativa dos druidas, que acreditavam na continuação da existênciadepois da morte. Reuniam-se nos lares, e não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.

Arqueologia

Evidências de antropofagia e sacrifícios humanos no druidismo

Aos olhos da arqueologia tradicional os trabalhos de arqueologia da professora Miranda Aldhouse-Green[4] da Universidade de Cardiff confirmam os ditos dos autores clássicos e demonstram a participação crucial dos druidas na realização de sacrifícios humanos e antropofagia.
Segundo estes arqueólogos há evidencias que possivelmente os druidas cometiam antropofagia em rituais de sacrifícios humanos, como afirmavam os "historiadores romanos". Depois do primeiro século da Era Cristã, recém-chegados da Grã-Bretanha, os romanos trouxeram notícias com histórias horríveis, sobre os sacerdotes celtas, que se espalharam por toda a Europa durante um período de 2000 anos. Júlio César afirmava que os druidas sacrificavam presos e prisioneiros aos deuses, dando, assim, continuidade ao mito de sacrifícios cometidos pelos Druidas, cujo verdadeiro erro foi estimular o povo a não aceitar as leis e a suposta "paz" romanas.
Também Plínio, o Velho, sugeriu que os celtas praticavam o antropofagia como ritual, comiam carne de seus inimigos como uma fonte de força espiritual e física.[5][6].

Os estudos

De acordo com o estudo do cadáver de um homem encontrado pelos arqueólogos, encontrava-se este com a cabeça violentamente esmagada e seu pescoço havia sido estrangulado e quebrado. Segundo a arqueóloga Miranda, o cadáver tinha uma corda estrangulando o pescoço, e no mesmo instante a garganta foi cortada, o que causaria um enorme fluxo de sangue.
Grãos de pólen de visco foram encontrados no interior dos intestinos. Essa planta era sagrada para os druidas. A idade deste cadáver é datada do ano 60 d.C, coincidindo com a nova ofensiva romana na ilha da Grã-Bretanha.[5]

Mortes em massa

Numa caverna em Aveston, Inglaterra, no ano 2000, foram encontrados cerca de 150 esqueletos de pessoas e que remotam ao tempo da conquista romana. As vítimas apresentam indícios de golpes na divisão dos crânios em um único evento. Segundo alguns pesquisadores, a invasão romana intensificou o abate ritual pelos druidas.[5]

Funções dos druidas

Existiam seis classes diferentes de druidas, cada um com sua função e especialização, mas na prática todos cumpriam todas as funções, sendo os únicos detentores do entendimento da divindade:

Druida-Brithem

Estes druidas eram considerados os juízes. Os celtas não tinham suas leis escritas, e somente os druidas brithem as conheciam teoricamente; assim, essa classe de druidas tem por função percorrer as casas e as aldeias, a fim de resolver problemas e impasses que surgissem entre a população.[7][8]

Druidas-Filid

Alguns destes, diziam ser descendentes diretos do cosmos. Era a mais alta classe dos druidas, a sua função era o contato direto com o cosmos. O lendário mago Merlin era um druida filid.[7][8] Aos Druidas Filid eram concedidos os poderes e status de sacerdote, juiz, curandeiro, conselheiro e Poeta/cantor. Não acreditavam em adivinhações do futuro, mas sabiam o que resultaria como colheita de um plantio ruim. Sua evolução permeando os estágios iniciáticos de um Druida para que chegasse à 1ª classe como um mago branco, consistia em duras provas de vida e morte onde, acreditava-se, o Sacerdote morria e renascia várias vezes ao longo dos anos e provas por quais passava. Não se acreditava que morressem, pois tinham uma consciência de morte como passagem para o estágio seguinte da evolução. No entanto, o Druida Filid era aquele que não mais voltaria a encarnar, já que se tornaria um ancestral divinizado que intercederia pelos "vivos" ativando a energia Cósmica.

Druida-Liang

Estes eram os curandeiros ou médicos. Normalmente passavam mais de 20 anos em seus estudos antes de praticarem tal ofício, possuíam especializações entre si, usavam ervas em geral e praticavam cirurgias.[7][8]Profundos conhecedores de ervas e outras plantas, credita-se a eles os ensinamentos adquiridos pelos romanos sobre os valores nutricionais de muitos produtos indus e orientais com os quais eles estavam bem familiarizados. Conheciam e utilizavam os azeites naturais como o de oliva, para beberem como licores depurativos, e para tratamentos contra o envelhecimento. Fator que deu origem à lenda de que os druidas viviam séculos sem perder a vitalidade. Pessoas rústicas que eram, sua alimentação e vida ativa não as deixava envelhecer.

Druida-Scelaige

Tinham como função apenas repetir a história dos celtas que lhe haviam sido contada por outros Scelaige. (A escrita era proibida a não ser para rituais). Memorizavam e repetiam tudo para que a história não fosse esquecida. Às histórias trazidas pelos druidas senchas também se juntavam as suas histórias.[7][8] Eram como professores que repassam conhecimentos aprendidos. Tinham por obrigação decorar todas as histórias e canções sob pena de perder seu prestígio de Druida.

Druida-Sencha

Ao contrário dos Scelaige, estes deveriam percorrer as terras celtas e compor outras novas histórias sobre o que estava ocorrendo, e estas seriam repassadas aos Scelaige que as decorariam.[7][8] Estes recebiam o prestigio de historiadores, pesquisadores, guardiões dos segredos herméticos e difusores da sabedoria oral.

Druidas-Poetas

Estes decoravam a história contada pelos druidas Scelaige, pois era preciso que druidas poetas as aprendessem e contassem ao povo. A principal função desta classe era manter viva a tradição celta.[7][8]

Fontes clássicas

A principal fonte clássica sobre os druidas é Júlio César, em sua obra De Bello Gallico (A Guerra da Gália). Todavia, os comentários de César sobre os druidas mal enchem uma página e dão margem a inúmeras dúvidas, infelizmente não sanadas por outros autores clássicos (que escreveram ainda menos sobre o tema). César fala sobre a organização e as funções da classe dos druidas (presidência dos ritos, pedagogos e juízes), a eleição do druida-mor, a reunião anual (conclave) na floresta de Carnutos, a isenção do serviço militar e a aprendizagem de longos poemas. Afirma também que os druidas se interessavam em aprender astronomia e assuntos da natureza, e se recusavam terminantemente em colocar seus ensinamentos por escrito.

Outros autores clássicos, como Plínio e Cícero, também se referem ao interesse dos druidas pelo estudo sério dos astros e pela prática da adivinhação. Tácito e Suetônio confirmam o interesse, mas nos apresentam os druidas como bárbaros cruéis e supersticiosos. Analisando o contexto histórico, T.D. Kendrick em sua obra The Druids, afirma que até a época do início do Império Romano, os druidas gozavam de ótima reputação, mas a partir da formação da Igreja Católica, começaram a ser atacados e desprestigiados. Peter Berresford Ellis, em El Espíritu del mundo celta, afirma que tal desprestígio se deveu muito mais à necessidade de justificativas para a conquista e dominação dos celtas do que por demérito dos druidas.
Certo mesmo é que a influência dos druidas deve ter sido considerável, pois três imperadores romanos tentaram extingui-los por decreto como classe sacerdotal num prazo de 50 anos - sem sucesso. O primeiro foi Augusto, que impediu os druidas de obter a cidadania romana. Em seguida, Tibério baixou um decreto proibindo os druidas de exercerem suas atividades e, finalmente, Cláudio, em 54 d.C., extinguiu a classe sacerdotal. Certo mesmo é que, 300 anos mais tarde, os druidas ainda continuavam a ser citados por autores como Ausonio, Amiano Marcelino e Cirilo de Alexandria, como uma classe social de extrema importância e respeitabilidade.
Embora muitos autores clássicos como Hipólito de Roma apresentem os druidas como "filósofos", colocando-os no mesmo nível dos pitagóricos (teriam sido ensinados por um servo de Pitágoras, Zaniolxis) e com elevados conhecimentos de astronomia, não existem provas concretas (ou mesmo vestigiais) de tal saber. Até onde se sabe, o conhecimento que os druidas tinham dos astros e seus ciclos não ultrapassava o de povos similares em seu estágio de desenvolvimento. Podendo os Druidas serem herdeiros diretos da cultura megalítica que construiu Stonehenge, isso poderia significar um conhecimento tão elaborado dos ciclos lunares e solares como a sofisticação da astronomia praticada pelos babilônios e egípcios. A comparação com os pitagóricos não implica necessariamente qualquer interesse concreto pela matemática, mas apenas pelo estudo das "ciências ocultas" (que era como os contemporâneos e posteriores aos pitagóricos encaravam suas atividades).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos)

Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) A  Ordem de Santo Agostinho  (em  latim   Ordo Sancti Augustini ,  OSA ) é uma  ordem religiosa   católica  de  frades   mendicantes  que seguem a linha de pensamento de  Santo Agostinho . Seus membros são denominados frades  agostinianos  ou  agostinhos . Na ordem há frades  ordenados   sacerdotes  e há os que não são, fazendo apenas os votos de profissão religiosa. 1 Origem 2 Freiras agostinianas 3 Papas agostinianos 4 Carisma educativo 5 Lema 6 A família agostiniana 6.1 Personagens célebres da Ordem de Santo Agostinho 7 Referências 8 Ligações externas O emblema da ordem tem dois elementos fixos:  o livro sagrado e o coração flamejante transfixado por uma flecha Origem O dia  16 de dezembro  de  1243 , o  papa Inocêncio IV  emitiu a  bula   Incumbit nobis  conclamando numerosas comunidades eremitas da  Toscana  a se unirem em uma só ordem religiosa com a  Regra  e forma de vida determinadas por  Santo Agost

Martinez de Pasqually

Martinez de Pasqually Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O nome completo era Jacques de Livron Joachin de la Tour de la Casa Martinez de Pasqually . Nasceu em Grenoble, França, em 1727. Seu pai tinha uma patente maçônica emitida por Charles Stuart, Rei da Escócia, Irlanda e Inglaterra, fechada em 20 de maio de 1738, outorgando-lhe o cargo de Grande Mestre Delegado, com autoridade para levantar templos para a glória do Grande Arquiteto do Universo, e para transmitir a referida Carta Patente a seu filho mais velho. A patente e os poderes foram transmitidos depois de sua morte a seu filho que tinha 28 anos. Martinez foi um grande homem que tentou durante toda a sua vida, infundir a espiritualidade à Maçonaria. A doutrina de Martinez se expõe em um único livro que escreveu:  Tratado da Reintegração dos Seres . É um comentário sobre o Pentateuco. Ele fundou uma ordem não estritamente maçônica, senão composta exclusivamente por maçons: "Ordem Martinista dos Elus

A Ordem dos Pregadores (Dominicanos)

Ordem dos Pregadores A  Ordem dos Pregadores  ( latim :  Ordo Prædicatorum ,  O. P. ), também conhecida por  Ordem de São Domingos  ou  Ordem Dominicana , é uma  ordem religiosa   católica que tem como objectivo a pregação da palavra e mensagem de  Jesus Cristo  e a conversão ao cristianismo. Fundada em  Toulouse ,  França , em 22 de Dezembro de  1216  por  São Domingos de Gusmão , um sacerdote castelhano (atual  Espanha ), o qual era originário de  Caleruega , e confirmada pelo  Papa Honório III . Os dominicanos não são  monges , mas sim  frades : Professam  voto de obediência  (a Deus, à Bem-Aventurada Virgem Maria, a São Domingos, ao  Mestre Geral   e às leis dos irmãos pregadores). Neste voto, estão incluídas a  pobreza  e a  castidade . Vivem em comunidade, em  conventos , que são implantados tradicionalmente nas cidades. Para além dos frades- padres , existem também os frades cooperadores, que embora não sendo  ordenados , comungam inteiramente da missão da ordem. A pr